sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O QUE VOCÊ FAZ COM O SEU CORPO?

Venho passado por fases difíceis na minha vida nestes últimos dois anos. Primeiro foi a descoberta de que tenho hérnia discal, depois o acidente com uma hipoglicemia que me fez fraturar gravemente o tornozelo esquerdo. Com isso passei por períodos depressivos, outros em que eu me agarrava à dieta para controlar o peso do meu próprio corpo. E aí eu parei para pensar em como tenho cuidado, pensado e refletido sobre as potencialidades e limitações do corpo que tenho. Sempre fui flexível. Hoje me sinto lenta e rígida como jamais imaginei que ficaria. Controlar o que como não é uma opção, é minha necessidade para não sobrecarregar o tornozelo. Enfim...tudo o que faço e penso está diretamente relacionado ao meu corpo.

E lembrar do tempo em que a saúde nos levou à todos os lugares, a todas as posições, às todas as distâncias. Esta reflexão sobre o corpo não é um momento ruim. É bom! Hoje percebo o quanto dependemos desta estrutura para sermos nós mesmos. Como em nosso caso como diabéticos, uma falha em nosso corpo nos deixou cheios de restrições e vários controles para que possamos permanecer "nele" sem tantas complicações. Mas como é difícil e complexo vivermos em nossa própria casca. Quantas contradições vivenciamos todos os dias, quando achamos que estamos com hiper e estamos com hipo ou quando sentimos fome e não queremos comer para não aumentar a glicemia ou para não engordar. Como cada gesto fará uma diferença em todo o nosso corpo. Mas eu estou dedicada a cuidar desta morada da melhor forma possível. Estou ficando até meio fissurada nisso...no meu próprio corpo. Mesmo que hoje não seja o melhor lugar para se estar (como ainda sinto dores do pé!) é o ÚNICO que me acolhe.
Por isso, pense no seu corpo e nas atitudes que toma em relação à ele de uma forma carinhosa e amigável. Não temos para onde fugir! Precisamos manter a casa em ordem, tudo limpo e controlado. Quando eu estava grávida, me cuidava pensando em quem estava morando em mim. Quando sucumbia a um pacote de biscoitos pensava: que pessoa horrível o bebê está pensando que eu sou!. Aí eu voltava para o controle!
Beijos a todos e responda pra mim algo sobre o título deste post: O QUE VOCÊ FAZ COM O SEU CORPO?

2 comentários:

Roberta disse...

Ola ,obrigado por me visitar !
olha adorei esse post ,realmente temos SIM a necessidade de cuidarmos do nosso corpo com carinho ,o que comemos ,se nos ecxercicitamos tudo vai ser refeltido nele ,eu penso que nao vivo de dieta e sim como o que faz bem ao meu corpo ,Sheila deixei os doces,biscoitos e afins de lado ,olha so se minha glicemia vai subir entao que seja por uma boa causa ,escolho uma fruta por ex (e ai sabe o que acontece ?preciso de bem menos insulina )nos temso o "poder" nas maos ... vivo vendo por ai dietas maluquinhas pra barrar ou deixar a acao da insulina lenta em pessoas normais ( fazendo assim com elas percam peso )e nos que colocamos por conta propria e mais simples ainda (MAIS o mais importante nao e ser magra pra ser bonita e sim pra ter saude ,porque ja tenho diabetes e o execesso de peso traz outras doencas ,claro que ser bonita e estar de bem consigo mesmo ,faz muito bem pra gente tb,eu me sinto otima quando me exercicito ( coisinha leve ,comprei pesinhos e caneleira de dois kilos ,e uma bolona daquelas sabe? faco uns videozinhos do site da boa forma( ja que aqui nao tem academia)pedalo minha bicicleta e faco yoga pra conter anciedade ( yoga tb pelo video do site e um dvd que tenho )Fico feliz pela sua inciativa de se cuidar ,e emagrecer vc consegue ,mais pense assim NAO ESTOU DE DIETA estou comendo o que faz bem pra mim ,na hora que der vontade de comer chocolate ,pense o que ele contem ,as gorduras que eu vou engerir vai me ajudar em alguma coisa ?E depois de come lo vou me sentir bem? Eu responderia NAO ,vou comer e me arrepender amargamente ,e hj nem sinto vontade ,nao trago nada disso pra minha casa ,faco doces com frutas e verduras ,ontem fiz curau light diet ,e hj estou fazendo geleia de ruibarbo ( sou natureba e adoro rsrsrs)
bjim
Se quizer conversar por email vou adorar
namicaramelo@hotmail.com

Ana Luísa Cruz disse...

Olá Sheila.
Também sou Diabética tipo 1 vai para 10 anos. Percebo tudo aquilo que voçê coloca no seu blog sobre a diabetes, pois eu vivencio o mesmo.Sou uma "sua seguidora" :-)
Sou Enfermeira de profissão e educadora em Diabetes, o que me auto-ajuda também.
Recentemente passei também por uma situação similar à sua, embora menos grave: fracturei 1 dedo do pé, o que me obrigou a uma paragem no trabalho de 3 meses.De facto,quanto nos "falta" a nossa base de sustentação,chega a 1 ponto que nos sentimos desesperadas!Mas temos de nos cuidar...afinal é isso que fazemos no nosso dia-a-dia e para toda uma vida.
Viste o meu blog.
Beijinho :-)