segunda-feira, 21 de outubro de 2013

II Encontro de Blogueiros - Aprendendo sempre!

Olá Pessoal,
 
No último sábado, dia 19/10, participei do II Encontro de Blogueiros promovido pela Roche Diabetes Care em São Paulo. Como fiquei de fora do evento no ano passado, não sabia o que me esperava mas pelas fotos que encontrei na net, achei que seria uma oportunidade ótima de conhecer pessoalmente vários blogueiros com quem mantenho contato há anos virtualmente. Sim. Muitos estavam lá!

Acabei chegando atrasada e perdi uma parte da palestra mas o que assisti foi bastante importante pois algumas informações  eu simplesmente desconhecia.

Por exemplo: vc sabia que o resultado do seu HEMATÓCRITO pode influenciar na medição da sua glicemia.

Quer dizer, se o seu resultado for menor de 30 ou maior de 50, a aferição do aparelho pode dar número maior do que o real (no primeiro caso) ou menor do que o real (no segundo caso). Esta interferência deve-se a concentração das hemácias na amostra de sangue que colocamos na fita reagente quando estamos com anemia ou com o sangue "grosso" demais. Nunca havia pensado nisso antes e faz sentido.

Outras orientações vieram sobre uma das coisas que nós, diabéticos, achamos que sabemos de tudo e que não há mais nada que possamos fazer melhor. Mas sempre tem, né?

Aprendi que deve-se fazer a punção do sangue (furar o dedo) com a mão abaixo da linha do coração. Outra dica é a de furar sempre nas laterais dos dedos para evitar danos nas digitais (agora é tarde...quase não tenho mais as minhas) e por ser menos doloroso. E, ainda, caso o sangue não flua no primeiro furo, não fazer outra tentativa, mas sim, ordenhar (achei a palavra engraçada!) o dedo do meio para a ponta até que saia a quantidade suficiente para o teste. Isso eu já fazia instintivamente!

Explicaram também sobre como funciona a aferição da glicemia na tira reagente e todo o processo de sua fabricação. Nunca tinha visto algo tão detalhado sobre um produto que consumo há tanto tempo (e confio tanto!).

Depois apresentaram a versão 2013 do aparelho ACCU CHECK ACTIVE com algumas boas novidades tecnológicas:

- áudio com alarme para que façamos o teste pós-prandial (é o teste que mais me esqueço de fazer e muito importante para verificar o tempo de ação da dose atual de insulina);

- visor que mostra marcadores de refeições;

- interface USB para que possamos salvar os dados em nosso computador;

- além do novo software Accu Check Smart Pix que gera gráficos e nos fornece informações fundamentais para o monitoramento do diabetes. (Dá até para enviar POR EMAIL os relatórios com a média dos testes nos últimos 90 dias diretamente para o médico.) Imagina!!!
 
Ele é também um aparelhinho menor do que o anterior, bem bonitinho e dá para usarmos as fitas antigas desde que elas tenham a validade a partir de julho de 2014. Excelente! O preço que vai sair no mercado também é animador: R$ 49,00. Para mim, caiu como uma luva e não vejo a hora de experimentar.
 
Vou começar meu test drive amanhã e vou postar minhas impressões aqui! Mas já estou muito satisfeita com os avanços. Parabéns a toda a equipe da Roche!

 



Sempre é possível aprender!



Blogueiros reunidos com a equipe da Roche.
Muitas mães pâncreas e diabéticos que usam a Internet
para aprender, ensinar e dividir conhecimento.



Conectar o glicossímetro ao computador diretamente vai ser ótimo!


Um beijo e pretendo dividir aqui outras informações transmitidas no Encontro!

Nenhum comentário: