sexta-feira, 22 de maio de 2009

TÚNEL DO TEMPO

24 anos de diabetes me permitiram colecionar memórias que, hoje, parecem impensáveis. Imagine que para beber refrigerante diet vc tivesse que esperar um carregamento de Big Cokes 2 litros vindos dos Estados Unidos. Pois é isso mesmo que eu passei logo no início da minha vida com a doença. Eu ia para a Disney e como não fui pois descobri a doença neste período o máximo que pude fazer foi encomendar refrigerantes. Minhas primas Sônia e Denise troxeram duas ou três garrafas de Diet Coke no meio das suas malas. Eu coloquei-as na geladeira e tomava em pequenas doses. Mas não podia demorar muito senão perdia o gás e ficava uma droga. Que dilema!

Lembro de ter participado de uma matéria sobre a aprovação do refrigerante diet no brasil a convite do meu médido, Dr. Franscisco Arduíno. Quem me entrevistou foi o repórter Francisco Dornelles da TV Globo. Gostaria de rever esta entrevista se isso fosse possível.

Também usei por muito tempo, logo no início em 85/86 um aparelho chamado VITAJET. Com ele não havia penetração de agulha e a insulina entrava através de um pequeno orifício sob pressão. Eu até que gostava. Embora de vez em quando ficavam manchas roxas na pele. Depois de um tempo a fábrica fechou e parece que o aparelho não teve sucesso pois não vi nada parecido com isso até hoje.

Eu queria dividir estas memórias hoje. E você? Qual lembrança mais antiga do início do seu tratamento que hoje tornou-se um fato curioso?

2 comentários:

Andanhos disse...

Sheila, o Vitajet era horroroso! Hehe...
Das antigas tem a Glicofita, que ficava verde se houvesse glicose na urina (glicosúria), e o glicosímetro Glucochek.
Beijos.

Anônimo disse...

Eu de novo fazendo comentário ... Mas qdo leio, parece q estou vendo a minha vida atraváes da sua !!!! Tanbém usei VITAJET, fui com o meu Pai na fábrica, q ficava na Penha para poder buscar. E ficava com manchas roxas tb !!! Minha Tia trazia de São Paulo para mim uns engradados de Guaraná Dolly, naquelas garrafinhas pequenas iguais as de cerveja. E eu só bebia em ocasiões especiais, para não acabar.E os exames eram feitos na urina com glicofita ....Qto tempo !!!!!!!!
Ana Christina Campos Ferreira Dias - N. Iguaçu - RJ