terça-feira, 4 de novembro de 2014

MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO!

Eu, o André Felipe e meu pai (o avô dele) num momento inesquecível!

Olá,

Hoje eu gostaria de dividir com vcs o texto que meu pai fez sobre minha história de vida e esta minha nova experiência com a bomba de insulina. Ele, que acompanha esta jornada de perto desde a descoberta da doença aos meus 15 anos, não podia deixar de estar presente no treinamento para aplicação da bomba que durou 5 horas. Sua disponibilidade me emocionou. E é com pessoas como ele ao seu lado que esta vida com o diabetes não se torna um fardo pesado. Dividimos o peso, nos apoiamos. É claro que não posso deixar de agradecer a minha adorada mãe, meus irmãos, meu marido maravilhoso e meus filhos. E tem também os amigos, meu anjo da guarda "Gorda" e tanta gente que está dividindo comigo esta nova fase da minha vida. Leiam o texto que ele me mandou por email!

História da vida

Sheila tem 44 anos. Aos 15, seus pais deram de presente uma viagem à Disney. A adolescente gostaria de curtir com amigas uma viagem inesquecível. Não conseguiu. Dois meses antes da viagem contratada, uma disfunção do pâncreas a tornou  diabética. Viagem cancelada. Comemorando seu debut, teve uma recepção familiar, com bolos e bebidas diet. Naquela época não existia refrigerantes diet nacionais, mas felizmente um vizinho aeronauta conseguiu trazer tais refrigerantes dos Estados Unidos. Foi uma comemoração simples, mas com muito amor.

Assim se passaram 29 anos. Neste tempo  porém, Sheila teve a oportunidade de trabalhando em uma instituição bancária, viajar à NY  e  Disney, nos EUA, e Cancun no México.

Hoje, Sheila está iniciando uma nova fase de controle do diabetes. Uma chamada Bomba, com um reservatório de insulina, tem a tarefa de calcular e injetar a  dose necessária  para controlar o açúcar no sangue. Porém, ela tem que informar à Bomba, qual a quantidade de carboidratos que está ingerindo, para que a Bomba calcule e injete a insulina  correspondente. Nesta fase de adaptação ao novo sistema, este cálculo leva um certo tempo, porque ela tem que procurar em tabela, quantas gramas de carboidratos tem cada alimento .
Pode ocorrer, que numa determinada ocasião, por exemplo, um almoço em família, as pessoas à mesa, prontas para se servir, tenha que esperar pela Sheila.
Alguns, realmente não esperam e começam a se servir e a fazer a refeição, embora estejam preocupados com a demora de Sheila no cálculo da quantidade de carboidratos que vai ingerir, e consequente  informação à Bomba.

Há que se conscientizar, todos nós, que isto é uma imposição da vida, e que não temos , por enquanto como mudar.
De minha parte, estou tentando criar uma tabela simples, direta e objetiva, para minimizar o tempo de cálculo das gramas de carboidratos.
Como seria bom se todos que a cercam, pudessem de algum modo dar uma colaboração, por exemplo, no mínimo, mais tolerância e compreensão de suas restrições.

Ele não é o máximo? Esse é o Ary, Bola Cheia do Fantástico de 2009, o meu querido, meu velho, meu amigo!
Beijos em todos!

Um comentário:

Liane Mazzer disse...

Olá!

Sou enfermeira e estou preparando um Blog sobre diabetes. Pois é, mais um! Durante minhas pesquisas para escrevê-lo me deparei com inúmeros outros blogs, a maioria escrito por familiares de diabéticos ou por eles próprios. Alguns com uma abordagem um pouco diferente da minha, mas todos muito interessantes, partilhando conhecimentos e experiências emocionantes que muitas vezes me deixaram com os olhos molhados. Acredito que a partilha de informações e experiências é muito importante e enriquecedora tanto para a pessoa com um novo diagnóstico, como para o mais experiente. Afinal, ter consciência que não se esta só e que outras pessoas já passaram por situações semelhantes, ajuda a descobrir possíveis estratégias de superação, que aliadas ao conhecimento, contribuirão para que diabético e sua família possam desfrutar de uma vida mais tranquila e saudável!
Se não houver problema, gostaria de divulgar o seu Blog numa lista com os outros que encontrei. O meu deverá ser publicado em meados de junho e assim que estiver pronto lhe enviarei o link.
Um abraço
lIANE