terça-feira, 9 de junho de 2015

A POESIA NA COZINHA DE HOJE É TORTA DE MAÇA

Oi amigos do blog,

Hoje estive gravando uma participação no programa Espaço Feminino, na TV Boas Novas, fazendo o que adoro: cozinhar. Por uma questão de princípio, procuro levar receitas mais naturais, diets e muito gostosas para que as pessoas possam sentir prazer em comer bem, mesmo sem o açúcar. Ainda que, agora com a bomba, eu possa comer um doce vez por outra, eu prefiro continuar sem usar o açúcar refinado com frequência.

Tenho feito aulas com a nutricionista e naturopata Emília Paes de Carvalho e tenho aprendido muito sobre alimentação saudável, sobre o que acontece com nosso corpo diante de determinados alimentos e como é possível experimentar e gostar de novos sabores. É uma viagem fantástica que venho fazendo já há alguns anos. Primeiro foi com a  nutricionista e orientadora do Vigilantes do Peso, Ana Carla, que me iniciou neste processo mostrando a importância de anotar o que se come, a ficar de olho nas porções e a pensar antes de comer. Jamais voltarei ao peso que já tive. É só saúde o que eu busco agora. É claro que sem dispensar o sabor, né? Ver a Bela Gil no GNT também me inspira sempre.

Quando alguém descobre que é diabético, deveria começar a ter aulas de alimentação saudável para aprender o caminho certo para manter a saúde, mesmo diante da doença. A família deveria ter acesso às alternativas para que a pessoa não seja privada de suas preferências pessoais, mas sim, devia  iniciar um processo de reeducação alimentar a fim de que o controle seja obtido com mais aderência e menos sofrimento.

Leio tantos comentários de diabéticos sobre privações e culpa pelos excessos que eu realmente acredito que trabalhar a alimentação logo durante o início do diagnóstico seria um ganho a médio e longo prazo.

Não creio que somente seguir o cardápio da nutricionista baste para que possamos entrar na linha. É preciso fazer um trabalho de orientação mais intensa a fim de mudar hábitos e a moldar um novo modo de nos relacionarmos com o alimento. Eu mesma demorei anos e continuo aprendendo.

Agora...sem mais demora, confiram a receita da deliciosa Torta de Maçã sem açúcar que fiz hoje! (21 CHO a fatia)

Sheila no Espaço Feminino (TV Boas Novas) dia 09/06/15

Espero que gostem!


TORTA DE MAÇÃ SEM AÇÚCAR
Ingredientes:

MASSA

·        10 COLHERES DE SOPA DE FARINHA DE TRIGO (ou 5 colheres de farinha de trigo integral e 5 colheres de farinha de trigo)
·        2 XÍCARAS PEQUENAS DE LEITE SEMI DESNATADO
·        2 GEMAS
·        150 GRAMAS DE MANTEIGA OU MARGARINA
·        2 COLHERES DE SOPA DE ADOÇANTE EM PÓ PARA USO CULINÁRIO
·        2 COLHERES DE SOPA RASAS DE FERMENTO EM PÓ
·        1 COLHER DE CHÁ RASA DE SAL

CREME

·        ½ LITRO DE LEITE SEMI DESNATADO
·        2 GEMAS
·        3 COLHERES DE SOPA DE MAISENA
·        1 COLHER DE SOBREMESA MANTEIGA OU MARGARINA
·        2 COLHERES DE SOPA DE ADOÇANTE EM PÓ PARA USO CULINÁRIO

COBERTURA

·        2 MAÇÃS GALA MÉDIAS CORTADAS EM FATIAS BEM FINAS
·        1 COLHER DE SOBREMESA DE ADOÇANTE CULINÁRIO EM PÓ
·        CANELA EM PÓ

Modo de Preparo:

Massa: Numa vasilha coloque a farinha de trigo, o leite morno, as gemas, a margarina, o adoçante, o fermento e o sal. Mexa com uma colher até que se forme uma massa elástica. Unte e enfarinhe uma forma de fundo removível, cubra com a massa espalhando pelas laterais também e reserve.

Creme: Numa panela coloque o leite, as gemas, a maisena, a margarina e o adoçante culinário e mexa até o ponto de fervura sem parar de mexer para não criar pelotas no creme. Caso isso aconteça, basta bater o creme com um vigorosamente até dissolver as bolas.

Cobertura: Disponha as fatias de maça bem finas num prato, polvilhe com o adoçante em pó e a canela e coloque no micro-ondas por aproximadamente 2 minutos, ou o tempo necessário para amolecer levemente as maças.

Montagem: Coloque o creme sobre a massa na forma de fundo removível e arrume as fatias de maça delicadamente até cobrir totalmente o creme. Asse em forno pré-aquecido com temperatura média entre 30 e 40 minutos. Sirva quente ou fria. 

Rendimento: 12 fatias
21 CARBOIDRATOS em cada fatia

Nenhum comentário: