segunda-feira, 8 de junho de 2015

30 ANOS COM DM1. QUANTO TEMPO SE PASSOU!


No dia 29 de maio de 1985 meus pais me levaram ao consultório do saudoso Dr. Francisco Arduíno onde recebi o diagnóstico do diabetes tipo 1 com o seguinte histórico: "Há 1 mês, polis de início rápido, secura na boca e perda de peso.Há 10 dias foi levada ao médico que pediu dosagem de glicemia: 218. Suprimiu carboidratos concentrados e dias depois repetiu o exame: 224, apesar de ter melhorado da polis. Foi prescrita dieta mais específica mas nenhuma orientação quanto a controle da glicemia ou eventual uso de insulina. Veio para controle." 

Assim o melhor médico que já tive descreveu a descoberta do diabetes em minha vida e de lá para cá já são 30 anos de tratamento. Na primeira consulta, o sábio Dr. Arduíno já prescreveu a insulina e um outro "remédio" indicado para o meu caso: "aumentar o exercício físico". E eu já nem me lembrava mais disso. Ele já dizia que com dieta, a insulina e os exercícios eu teria uma longa vida normal. E ele estava sempre certo!

Ele sempre me perguntava sobre o que estava fazendo, sobre o que pensava e quais meus planos para o futuro. E eu tinha muitos. Ele ouvia com curiosidade enquanto me examinava atenciosamente. Uma vez falou sobre um prêmio que os diabéticos bem comportados, ou melhor, bem controlados, recebem de um centro de referência em diabetes em Boston, o Joslin Diabetes Center. Disse que pessoas do mundo inteiro podem se candidatar se conseguirem manter a doença sem sequelas por 25 e 50 anos, ganhando assim, certificado e medalha respectivamente. Eu já ganhei o certificado e agora quero a medalha. Nada como uma boa competição para continuarmos em linha reta. Agora, com a bomba, não tenho dúvida de que conseguirei atingir mais esta proeza! Rumo à medalha!!!

Meu sonho é receber a medalha lá em Boston. Seria uma experiência é tanto! 





Espero contar com vocês!

Nenhum comentário: